POR QUE USAR COBERTURA?

  • A vida útil das ferramentas de METAL DURO aumenta de 2 a 5 vezes. Com temperaturas de deposição entre 250ºC a 450ºC, protege o METAL DURO da deterioração, em comparação com o processo CVD aplicado acima de 1000ºC;
  • Isola a FERRAMENTA do METAL que está sendo usinado, evitando o acúmulo de cavacos na hélice e a formação de crateras;
  • Reduz o atrito entre a FERRAMENTA e a PEÇA trabalhada e com os cavacos, reduz o torque do eixo, menos vibração e melhor acabamento;
  • Velocidade de rotação e avanço aumentam de 10 a 50%;
  • Reduz ou elimina a necessidade de refrigeração. (com revestimentos específicos).

REVESTIMENTO DE NITRETO DE TITÂNIO (TiN)

  • ESTA COBERTURA É DE USO GERAL, APLICADA NOS CAMPOS QUE VÃO DESDE A INDÚSTRIA MECÂNICA ATÉ ÁREAS MÉDICAS E ODONTOLÓGICAS.
  • O NITRETO DE TITÂNIO (TIN) É A COBERTURA DOURADA BRILHANTE CONHECIDA COMO AMARELA, POR SUA APARÊNCIA AMARELADA, EM TEMPERATURA AMBIENTE TEM SUA DUREZA EM MÉDIA 2300 HV, COEFICIENTE DE FRICÇÃO EM 0.5 E ESTABILIDADE TÉRMICA ATÉ 550ºC. BENEFICIA A FERRAMENTA EM AVANÇO, VELOCIDADE E DURABILIDADE, SENDO A MAIS USADA NAS FERRAMENTARIAS.
  • EXEMPLO DE APLICAÇÃO: FRESAS, BROCAS, ALARGADORES, MACHOS, CARACÓIS, SHAPERS, FERRAMENTAS DE INJEÇÃO DE PLÁSTICO, MOLDES, PUNÇÕES, MATRIZES, COMPONENTES MECÂNICOS, IMPLANTES DENTÁRIOS, IMPLANTES ORTOPÉDICOS, BROCAS CIRURGICAS, ETC.

REVESTIMENTO DE CARBONITRETO DE TITÂNIO (TiCN)

  • POSSUI UMA DUREZA MÉDIA DE 2600 HV EM TEMPERATURA AMBIENTE  (BAIXO 90Rc). A SUA UTILIZAÇÃO É PARTICULARMENTE VANTAJOSA NA USINAGEM DE FERRO FUNDIDO, SILÍCIO-ALUMÍNIO, CERTOS MATERIAIS NÃO FERROSOS E OUTROS MATERIAIS ABRASIVOS. A VIDA ÚTIL DA FERRAMENTA PODE SER ESTENDIDA COM A COMBINAÇÃO CERTA DE VELOCIDADE DE AVANÇO E REFRIGERAÇÃO EXTERNA.
  • EXEMPLO DE APLICAÇÃO: SERRAS CIRCULARES, CARACÓIS E SHAPERS PARA CORTE DE ENGRENAGENS E INSERTOS PARA USINAGEM COM VELOCIDADES BAIXAS E MÉDIAS COM REFRIGERAÇÃO ABUNDANTE.

REVESTIMENTO DE NITRETO DE TITÂNIO ALUMÍNIO (TiAlN - Tinal)

  • TEM UMA DUREZA MÉDIA DE 3000 HV EM TEMPERATURA AMBIENTE (BAIXA, MÉDIA 80 Rc). A PRINCIPAL VANTAGEM É QUE A DUREZA SE MANTÉM SOB EXTREMAS TEMPERATURAS DE CORTE, QUE SUPERAM OS 700ºC. ATRITO, ACUMULO DO CALOR, DESGASTE E QUEBRA DAS LATERAIS DAS FACAS DE CORTE SÃO SIGNIFICATIVAMENTE REDUZIDAS E A VIDA ÚTIL DA FERRAMENTA E O DESEMPENHO DE CORTE SÃO AUMENTADOS. O REVESTIMENTO É ALTAMENTE EFICAZ PARA USINAGEM DE METAIS COM ALTA RESISTÊNCIA DE CORTE, TAIS COMO AÇO INOXIDÁVEL, FERRO FUNDIDO E MATÉRIAIS NÃO-FERROSOS. TAMBÉM PODE SER USADO COM ALTA EFICIÊNCIA EM CORTES INTERROMPIDOS. FERRAMENTAS DE METAL DURO COM REVESTIMENTO TINAL PODEM SER USADAS COM ROTAÇÃO E AVANÇOS MAIS AGRESSIVOS E PODEM SER USADAS COM REFRIGERAÇÃO EXTERNA EM DETERMINADAS APLICAÇÕES. É O MELHOR REVESTIMENTO PARA CORTE DE MATERIAL. É A MELHOR ESCOLHA PARA MATERIAIS DE DIFÍCIL CORTE.
  • EXEMPLO DE APLICAÇÃO: FERRAMENTAS DE CORTE DE AÇO RÁPIDO OU METAL DURO (ALARGADORES, BROCAS, FRESAS, MACHOS, INSERTOS, ETC), PUNÇÕES, MOLDES, MATRIZES, ESTAMPOS, ETC.