AFIAÇÃO OU REAFIAÇÃO
- O que é afiação?
Afiação é a operação de dar forma e perfilar arestas de ferramentas novas (última fase do processo de fabricação) e de restaurar o corte ou o perfil de ferramentas desgastadas pelo uso.
A afiação das ferramentas é feita somente nas superfícies que determinam os ângulos de ataque, de cunha e saída.
Ferramentas de corte monocortantes: uma aresta de corte (ferramentas de torno e de plaina)
Ferramentas de corte policortantes: várias arestas de corte (fresas, brocas e serras).
- Especificação do rebolo
Para o aço-carbono e aço rápido, utilizar o rebolo de óxido de alumínio, para fazer a afiação.
Para o metal duro utilizar o rebolo de carboneto de silício.
- A afiação
A afiação das ferramentas monocortantes (torno, plaina) pode ser feita manualmente ou em máquinas. Quando manual, o resultado depende da habilidade do operador.
As ferramentas policortantes são afiadas em máquinas especiais, sendo impossível afiá-las manualmente. Nessas máquinas é possível afiar todo tipo de fresas: cilíndricas, angulares, com dentes postiços, etc.
A afiação é necessária para que a broca mantenha um bom poder de corte do material e para que suas arestas ou fios cortantes fiquem simétricos em relação ao eixo da broca.
Às vezes, é necessário afiar ferramentas de corte com três tipos de operações: desbaste, semi-acabamento e acabamento, utilizando-se rebolos diferentes em cada operação.
- Operação de afiar
No caso que se queira apenas reavivar arestas cortantes de uma ferramenta.
Nesse caso, pode-se fazer apenas uma afiação manual utilizando esmeril ou uma pedra abrasiva.
Se for preciso afiar fresas por meio de rebolo:
Para essa operação, é preciso levar em conta que cada dente da fresa é limitado por duas superfícies ativas: uma de saída e uma de incidência. O dente da fresa deve se manter numa mesma posição em relação ao rebolo. Durante a afiação, a mesa é acionada pelo operador com movimentos rápidos de vaivém. A fresa deve ser mantida constantemente apoiada na guia da máquina afiadora.